top of page

Iniciação

O PROJETO DE PESQUISA

Esta pesquisa tem por objetivo: Relacionar os processos de violação de direitos humanos no período da ditadura civil-militar, no Agreste de Pernambuco, à noção de diversidade humana. Parte-se da conjectura de graves violações de direitos humanos durante o período de repressão no Agreste de Pernambuco, como forma de pensarmos a ideia de diversidade humana no campo da construção dos direitos humanos à memória e a verdade. Ter-se-á as minorias sociais atingidas por esses processos de violência totalitária como foco de pesquisa. Concebe-se a ideia de diversidade humana nesta pesquisa como sendo a posição ocupada pelo Outro e minorias sociais nesse período. Assumidos, histórica, social, política ou culturalmente como o diferente, e, por isso, subalternos. Acredita-se que violações de direitos ocorridas nesse período também guardam relação com a negação dessa condição humana de ser, por exemplo, mulher, negro, homossexual, povos tradicionais, do campo, crianças, indígenas e/ou pertencente a outros grupos minoritários.
Situação: Em andamento.

LINHA DE PESQUISA

Justiça de Transição e Direitos Humanos

PROCESSO SELETIVO

No final do semestre 2015.2 vários alunos se submeteram ao processo seletivo, no qual apenas sete foram aprovados. Contou-se com duas fases, escrita e entrevista.

ARTIGOS

Os sete alunos da Iniciação Científica " Direitos humanos, violência e diversidade humana no período ditatorial, no agreste de Pernambuco (1964-1985)" apresentaram seus artigos no VI Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina - Rio de Janeiro, 2016. Na UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

2016.1

Em fevereiro de 2016 foi iniciada as atividades de pesquisa da Iniciação Científica. Contando com diversas produções publicadas na Mostra Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico DeVry | Brasil.

2016.2

Em outubro de 2016, os sete integrantes da iniciação científica apresentaram seus artigos no VI Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina - Rio de Janeiro, 2016. Na UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

2017.1

Os alunos já se preparam para submeter artigos para o 13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11: transformações, conexões e deslocamentos, na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

bottom of page