top of page

Grupos de Trabalho

01. ARTE, EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS

Coordenadorxs: Fernando Cardoso (UNIFAVIP/PUC-Rio) e Paloma Almeida (PPGEduc-UFPE/CAA)

Este Grupo de Trabalho pretende receber pesquisas que relacionem os direitos humanos a partir da Arte, da Educação (inclusive, a partir da Educação em/para os Direitos Humanos), e da História dos direitos humanos (relacionando processos históricos de luta e emancipação de sujeitos subalternos).

02. GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS

Coordenadoras: Roberta Mendonça (PPGDH-UFPE) e Luísa Vanessa (PPGD-UNICAP)

Este Grupo de Trabalho pretende reunir discussões que articulem as temáticas de gênero, sexualidade e direitos humanos. Uma vez que fatores culturais e histórico de uma sociedade são marcadores que influenciam diretamente neste processo de construção, ou não, de indivíduos livres. Trabalhos que tratem sobre minorias sociais, políticas de identidade, direitos humanos, direitos sexuais, performances, corporalidades, gênero, interseccionalidades e qualquer outro viés que seja posspivel a partir da ideia central de gênero. sexualidade e direitos humanos.

03. DIREITO, MOVIMENTOS SOCIAIS E CIDADANIA

Coordenadores: Walter Lisboa (UNIFAVIP/PPGRI-UDE) e Emerson Santos (PPGEduc-UFPE)

 

Esse Grupo de Trabalho tem o objetivo de receber trabalhos que relacionem participação dos movimentos sociais, de forma ampla,  e da sociedade civil na efetivação dos direitos humanos. Espera-se receber produções que façam o diálogo entre cidadania e efetivação dos direitos fundamentais. Do mesmo modo, que tratem sobre: políticas públicas e direitos humanos, participação social, direito de resistência e lutas políticas.

04. INTERSEÇÕES ENTRE SOCIOLOGIA, RAÇA, RELIGIÃO E DIREITOS HUMANOS

Coordenadores: Aristóteles Veloso (UNIFAVIP/PPGS-UFPE) e Filipe Antonio (PPGEduc-UFPE)

Este grupo tem  por objetivo receber propostas de trabalho que dialoguem com questões e problemas referentes a sociologia, raça, religião e direitos humanos. As contribuições visam a problematizar as situações estabelecidas entre essas dimensões, seus diálogos e seus conflitos. Sua importância reside no fato de vivermos em uma sociedade marcada por relações raciais desiguais constitutivas de nossas sociabilidades e que vem interferindo nas relações religiosas e seus diálogos, inter e extra religiões, e na própria questão dos direitos, pois sabemos que o racismo é um importante marcador na desigualdade de oportunidades e de reconhecimento de direitos. Abrir espaço para essas reflexões será de suma importância para a produção de conhecimento crítico sobre a importante dimensão de nossa sociabilidade, as relações raciais, religiosas e cidadãs.

05. CRIMINALIDADE, VIOLÊNCIA, ESTADO PENAL E DIREITOS HUMANOS

Coordenadorxs: Pollyanna Queiroz (UNIFAVIP/MPPP/UFPE) e Glebson Bezerra (PPGD/UNICAP)

O presente Grupo de Trabalho se propõe a recepcionar trabalhos que tensionem e enfrentem temas envolvendo as interseções entre Estado Penal, criminologia crítica e direitos humanos. Espera-se que as pesquisas submetidas realizem análises da intersecção de políticas com a questão social e as políticas sociais reparatórias. Ainda, que tenham por objetivo as alternativas ao encarceramento, reflexões sobre direitos humanos; também são temas de interesse do GT os processos de subjetivação da violência urbana, suas representações, aspectos sobre socialização, e cultura do medo; conflitos, sociais e criminalização da pobreza.

06. TEORIA FEMINISTA E OS DIREITOS DAS MULHERES NA AMÉRICA LATINA

Coordenadora: Flávia Gusmão (UNIFAVIP/PPGDH-UFPE)

O presente GT tem o objetivo de propor um debate sobre o impacto da teoria feminista na conquista dos direitos das mulheres na América Latina. Pretendemos receber trabalhos que pesquisem sobre fatores culturais e sociais que perpetuem e reforcem a subjugação feminina, discutindo sobre a necessidade de criar mecanismos que minimizem as desigualdades entre homens e mulheres nos espaços de poder, como também em relações políticas, sindicais, educativas e de trabalho, além de estudos que versem sobre a violência contra mulher e o patriarcado.

07. DIREITOS HUMANOS E PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Coordenadora: Vera Gusmão (FAFIRE)

Este GT compreende a Pessoa com Deficiência como um ser “de direitos”, neste sentido objetiva fomentar a discussão sobre preconceito, discriminação, exclusão/inclusão, marginalização e a violação dos direitos das pessoas que fazem parte deste grupo social, bem como receberá pesquisas sobre a organização dos grupos envolvidos na luta pelos direitos deste segmento e também que abordem a temática da influência dos organismos internacionais e da legislação brasileira sobre o assunto.

bottom of page